Jerónimo de Sousa em Baleizão

Prosseguir a luta <br>com o exemplo de Catarina

Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou no do­mingo, em Ba­leizão, na tra­di­ci­onal ho­me­nagem a Ca­ta­rina Eu­fémia, quando passam 60 anos do seu as­sas­si­nato.

 

«A terra a quem a tra­balha» é um ob­jec­tivo justo e ac­tual

Image 15987

«Ao vol­tarmos aqui, ano após ano, de­mons­tramos o res­peito e a ad­mi­ração pelo exemplo de Ca­ta­rina Eu­fémia, mas também o ânimo, a força e a co­ragem que temos para pros­se­guirmos a sua luta, a nossa luta», afirmou o Se­cre­tário-geral do PCP no co­mício re­a­li­zado no largo cen­tral da al­deia de Ba­leizão, que cul­minou a ho­me­nagem à tra­ba­lha­dora rural co­mu­nista as­sas­si­nada há 60 anos por um ofi­cial da GNR quando en­ca­be­çava uma ma­ni­fes­tação exi­gindo me­lhores jornas. Uma ho­me­nagem que foi, este ano, mais co­lo­rida, pois às ban­deiras ver­me­lhas do PCP se so­maram ou­tras, de vá­rias cores, da Co­li­gação De­mo­crá­tica Uni­tária, ou não se es­ti­vesse então a exac­ta­mente uma se­mana de uma im­por­tante ba­talha elei­toral para o Par­la­mento Eu­ropeu.

Após re­cordar o epi­sódio dra­má­tico que foi o as­sas­si­nato de Ca­ta­rina e o pro­cesso de luta em que tal crime ocorreu, Je­ró­nimo de Sousa evocou de­pois os 40 anos da Re­vo­lução de Abril e as suas ina­pa­gá­veis con­quistas, des­ta­cando, de entre elas, a Re­forma Agrária: «nada foi como dantes nestas terras», re­cordou.

Se, tal como ou­tras, esta con­quista de Abril foi des­truída, lem­brou o di­ri­gente co­mu­nista, tal deve-se à po­lí­tica contra-re­vo­lu­ci­o­nária le­vada a cabo desde 1976 pelos mesmos três par­tidos que, mais re­cen­te­mente, subs­cre­veram o pacto de agressão e o Tra­tado Or­ça­mental – PS, PSD e CDS. Neste seu ob­jec­tivo, acres­centou Je­ró­nimo de Sousa, con­taram com um aliado po­de­roso, a CEE, hoje UE. Foi pre­ci­sa­mente a contra-re­vo­lução, di­ri­gida por estas forças, a res­pon­sável pela si­tu­ação que uma vez mais se vive nos campos do Alen­tejo, mar­cada pelo ab­sen­tismo, a de­ser­ti­fi­cação e o de­sem­prego.

A terra a quem a tra­balha!

A con­signa pela qual ge­ra­ções de ope­rá­rios agrí­colas lu­taram, e que teve con­sa­gração nos anos da Re­forma Agrária, «a terra a quem a tra­balha», não é uma exi­gência da­tada. Pelo con­trário, ga­rantiu Je­ró­nimo de Sousa, é uma as­pi­ração do pre­sente, pela qual o PCP não de­siste de mo­bi­lizar e or­ga­nizar os tra­ba­lha­dores e o povo: «não de­sis­timos de voltar a co­locar estes campos aban­do­nados a pro­duzir ali­mentos, cri­ando em­pregos, re­pondo di­reitos per­didos e cri­ando novos di­reitos».

Travar o re­tro­cesso so­cial que as troikas in­terna e ex­terna querem impor ao povo e ao País é, para além de uma ho­me­nagem a Ca­ta­rina Eu­fémia – que tombou a lutar por ob­jec­tivos se­me­lhantes –, um passo fun­da­mental para cons­truir um País mais justo, so­be­rano e de­sen­vol­vido. «É pos­sível travar este rumo com uma po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda. As elei­ções do pró­ximo dia 25 de Maio são mais um mo­mento para afirmar essa ne­ces­si­dade e essa pos­si­bi­li­dade, vo­tando na CDU», con­cluiu o Se­cre­tário-geral do PCP.

Image 15987

Romper com a sub­missão

De­pois de par­ti­cipar na ho­me­nagem a Ca­ta­rina Eu­fémia, em Ba­leizão, o Se­cre­tário-geral do PCP marcou pre­sença em di­versas ini­ci­a­tivas da CDU no Baixo Alen­tejo: um al­moço em Serpa, uma acção de con­tacto com a po­pu­lação de Pe­drógão do Alen­tejo (Vi­di­gueira) e um jantar em Moura. Em todas estas ac­ções, muito par­ti­ci­padas, Je­ró­nimo de Sousa re­a­firmou o ca­rácter ímpar da can­di­da­tura da CDU, cujos de­pu­tados se no­ta­bi­li­zaram por terem sido os que, de forma in­tran­si­gente, de­fen­deram os in­te­resses dos tra­ba­lha­dores, do povo e do País.

Como afirmou o di­ri­gente co­mu­nista, há que dar mais força, no dia 25, à força que lutou e luta contra a União Eu­ro­peia do­mi­nada pelo grande ca­pital e pelas grandes po­tên­cias, pela mi­ni­mi­zação dos im­pactos ne­ga­tivos desta in­te­gração e pela ne­ces­si­dade de dar voz ao povo e dis­cutir os im­pactos deste rumo da UE, «cada vez mais an­ti­de­mo­crá­tico, contra a so­be­rania na­ci­onal». Mas o voto na CDU, ga­rantiu Je­ró­nimo de Sousa, é também aquele que afirma a ne­ces­si­dade e a pos­si­bi­li­dade de cons­truir, em Por­tugal, uma po­lí­tica ver­da­dei­ra­mente al­ter­na­tiva, uma po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda.

Nas di­versas ac­ções em que par­ti­cipou, Je­ró­nimo de Sousa sa­li­entou a «in­tru­jice» que re­pre­senta a pro­pa­ganda em torno da «saída limpa» e alertou para a con­ti­nu­ação e agra­va­mento da po­lí­tica de di­reita, seja com o PSD e com o CDS seja com o PS – os três par­tidos que há muito vêm afun­dando o País e que es­ti­veram juntos na subs­crição dos acordos e tra­tados que amarram Por­tugal à sub­missão e ao em­po­bre­ci­mento.

 



Mais artigos de: Eleições PE

Em defesa do povo e do País

A poucos dias das elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu, que se re­a­lizam no pró­ximo do­mingo, 25 o tempo é de in­ten­si­ficar es­forços para es­cla­recer e mo­bi­lizar para o voto na CDU. Até ao úl­timo mi­nuto.

 

Em defesa da produção nacional

Em con­tacto com tra­ba­lha­dores e po­pu­la­ções nos dis­tritos de Lisboa e Se­túbal, o pri­meiro can­di­dato da CDU ao Par­la­mento Eu­ropeu de­fendeu a pro­dução na­ci­onal nos sec­tores fer­ro­viário e naval.

Travar a política de miséria

Inês Zuber es­teve, na se­gunda-feira, no dis­trito de Braga, tendo vi­si­tado a As­so­ci­ação «A Bo­galha» e a As­so­ci­ação de Re­for­mados de Gui­ma­rães. A se­gunda can­di­data da lista da CDU às elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu (PE) con­tactou ainda com tra­ba­lha­doras do sector têxtil e com a po­pu­lação e co­mer­ci­antes de Vi­zela.

 

Devolver direitos<br>e rendimentos roubados

Num al­moço na Ama­dora, re­a­li­zado no do­mingo, 18, João Fer­reira voltou a de­fender a de­vo­lução aos tra­ba­lha­dores e ao povo dos di­reitos e ren­di­mentos que lhes foram rou­bados.

Cresce onda de apoio e confiança

Está a crescer o apoio po­pular à CDU. Sá­bado pas­sado, 17, no Bar­reiro, um grande co­mício com mais de mil pes­soas tes­te­mu­nhou, a meio da cam­panha ofi­cial – e no dia da anun­ciada «saída limpa» do cha­mado pro­grama de in­ter­venção da troika –, como, a cada dia que passa, enche mais e mais essa vaga for­mada pelos que en­con­tram na Co­li­gação a única força que ver­da­dei­ra­mente de­fende na União Eu­ro­peia os in­te­resses de Por­tugal e dos por­tu­gueses.

Derrotar a política de direita

Je­ró­nimo de Sousa per­correu no dia 16 de Maio o dis­trito de San­tarém. A pri­meira pa­ragem acon­teceu no Couço. O Se­cre­tário-geral do PCP jantou ainda em Be­na­vente e par­ti­cipou num co­mício na ci­dade de San­tarém.

 

CDU sem comparações

Évora, Vendas Novas e Mon­temor-o-Novo foram os con­ce­lhos por onde passou, no dia 15 de Maio, João Fer­reira, ca­beça de lista da CDU às elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu (PE).

 

Quem luta vota na CDU

A se­gunda can­di­data da CDU às elei­ções do pró­ximo do­mingo cons­tatou, dia 14, em Sintra, que a luta le­vada a cabo pelos tra­ba­lha­dores e a po­pu­lação vai tra­duzir-se em votos na CDU.

 

Basta de mentiras <br>para justificar mais sacrifícios

Je­ró­nimo de Sousa, Se­cre­tário-Geral do PCP, apre­sentou em con­fe­rência de im­prensa, na sexta-feira, 16, uma de­cla­ração sobre a «si­tu­ação do País três anos após o pacto de agressão, a men­tira da “saída limpa” e a po­lí­tica al­ter­na­tiva» que a se­guir se trans­creve na ín­tegra.

CDU mais forte no Norte

Na sexta-feira, um concorrido e animado jantar de apoiantes da CDU encerrou este dia de campanha no distrito de Braga, que contou com a presença de João Ferreira e de Carla Cruz, primeiro e quinto candidatos às eleições para o Parlamento Europeu,...

A CDU defende os Açores

Catia Benedetti, candidata dos Açores na lista da CDU ao Parlamento Europeu (PE), apresentou no dia 16 o Manifesto da CDU para os Açores, em que se inclui as propostas específicas da Coligação para enfrentar os problemas da região autónoma, no âmbito de...

Olhos nos olhos

Os candidatos da CDU Miguel Viegas e Adelino Nunes estiveram no fim-de-semana em acções de campanha no distrito de Aveiro, sempre acompanhados por muitos activistas da Coligação. O domingo foi passado no concelho de Sever do Vouga, com contactos no centro da vila e visita à feira das...

Defender os emigrantes

Activistas da CDU desdobraram-se, no domingo, 18, em contactos com a comunidade portuguesa no Luxemburgo. Entre os participantes encontravam-se os responsáveis pelas organizações do PCP na Bélgica e no Luxemburgo, Ricardo Marques e António Ribeiro, que não pouparam...

TC dá razão à CDU

O Tribunal Constitucional emitiu, no dia 19 de Maio, um acórdão onde condena a retirada de propaganda política da CDU por parte da Câmara do Porto. Esta decisão acontece depois de a CDU ter apresentado uma reclamação junto da Comissão Nacional de...